Quem Somos

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é fruto do avivamento 
que se instaurou
no meio presbiteriano brasileiro, na década 
de 60 do século XX

 

Nessa época nasceram duas igrejas com características semelhantes e iguais objetivos: a Igreja Cristã Presbiteriana, ICP, organizada em 1968, e a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR, organizada em 1972.

 

Percebendo que tinham muito em comum, depois de vários encontros, decidiram unir-se eclesiasticamente, o que veio a ocorrer numa memorável assembleia realizada no dia 8 de janeiro de 1975, formando a IPRB - que é sua sigla.

 

Essa assembleia elegeu como seu primeiro presidente o pastor Abel Amaral Camargo (1925-1995), notável homem de Deus e líder inconteste, que dirigiu a igreja  por doze anos. Em 1989, fora eleito para a presidência o pastor Dr. Jamil Josepetti, um dos mais dinâmicos líderes de toda sua história, que atuou no cargo por 11 anos. O atual presidente é o pastor Advanir Alves Ferreira, eleito em 2001, e reeleito sucessivamente pela quinta vez.

 

A estatística inicial apontava a existência de 8 presbitérios, 84 igrejas, 59 pastores e 8.335 membros. Em 2014, eram 53 presbitérios, 1358 igrejas, 1.145 pastores e 144.432 membros (adultos).

 

 

Criação do Presbitério do Grande ABCD

RESOLUÇÃO 1283/DA
16 de dezembro de 2004

 

Resolve-se deferir o desmembramento do Presbitério de São Paulo (P-SP), criando-se o Presbitério do ABCD desde que seja resolvido o impasse do problema eclesiástico/geográfico na Grande São Paulo, ficando a Diretoria Executiva autorizada a dialogar e proceder ao desmembramento deste Órgão, com reunião marcada para o dia quatro de fevereiro de dois mil e seis.

Fonte: Boletim da Secretaria Central nº 33.

 

No dia 4 de fevereiro de 2006, nas dependências da IPR de São João Clímaco, SP, pastoreada pelo pastor Dejaime Oliveira Farias, organizou-se o Presbitério do Grande ABCD, desmembrado do Presbitério de São Paulo.

 

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da IPRB, pastor Advanir Alves Ferreira. Estavam presentes à reunião os pastores Roberto Braz do Nascimento, vice-presidente; José Maurício Pereira, secretário executivo; Altair do Carmo Mateus Nunes, I secretário; e Elzi Gomes Fialho, II tesoureiro.

 

COMPOSIÇÃO

O novo Presbitério ficou com 8 igrejas, 4 congregações presbiteriais, 13 pastores, 4 pastores auxiliares e com 1667 membros arrolados.

Fonte: Jornal Aleluia, abr/2006, p. 12.

Os dados atualizados do Presbitério sobre Diretoria, Igrejas, etc...  estão disponíveis neste site.

 

HOJE/2017  Somos...

9 Igrejas Organizadas

5 Congregações Presbiteriais

5 Congregações de Igrejas Locais

3 Campos Missionários

15 Pastores Ordenados

7 Pastores Auxiliares

 

TOPO